Primeira Igreja Batista de Florianópolis

Rua Tenente Silveira, 474 - Centro

Florianópolis / SC 

CEP: 88010-301

Fones: (48) 3879-3659 / (48) 3879-0864

Whatsapp (48) 98432-6008

contato@pibfloripa.org.br

CNPJ 75.337.469/0001-10

Quem somos

Início da PIB

 

A história da Primeira Igreja Batista de Florianópolis foi construída por muitas mãos e em diversas fases e seu início aconteceu em 1935 por intermédio da Igreja Batista do Méier – RJ.

 

Em 1936, o pequeno grupo de 20 pessoas foi reconhecido como membros daquela igreja e a comunidade reconhecida como uma nova congregação.
Os encontros da congregação aconteceram em diversos pontos do centro da cidade de Florianópolis, iniciando por uma casa alugada na Rua Conselheiro Mafra e passando por diversos endereços no centro da Capital, como Rua Álvaro de Carvalho, Rua Nereu Ramos e Avenida Rio Branco.


Mesmo em meio a uma crise gerada pela guerra em 1942, a congregação tornou-se efetivamente igreja, emancipando-se da instituição de origem e contando a partir daí com a atuação sucessiva de vários missionários e pastores. Somente na década de 60 é que a igreja recebe seu imóvel de forma definitiva e que, com a ajuda de diversas igrejas brasileiras e americanas, iniciou a construção do seu templo.

 

​Os últimos 25 anos

 

​​​Os anos se passaram e, após 2 anos sem pastor e um bom tempo de oração, os irmãos que conduziam a Primeira Igreja Batista de Florianópolis decidiram encaminhar um convite ao Pastor Paulo Romão Solonca, que assumiu a PIB em 1985.

 

 

A PIB à época possuía cerca de 30 membros os quais, convictos da direção de Deus, juntamente com o Pr. Paulo Solonca e a liderança conduziram a igreja dentro de uma visão focada no discipulado. Após 5 anos, a igreja passou a contar com aproximadamente 250 membros.

 

Durante a história recente da PIB, muitos ministérios e igrejas foram influenciados e encorajados para caminhar numa proposta de discipulado, assim como diversas igrejas e congregações foram implantadas. Pode-se citar a Igreja Batista do Pantanal, a Igreja Batista em Capoeiras e a Igreja Batista de Carianos todas situadas em Florianópolis. A PIB colaborou ainda com a implantação e organização da Igreja Batista de Itajaí e a Igreja Batista de Lages. Iniciou, mas não organizou, a Igreja Batista do Estreito, em Florianópolis. Também fundou a Comunidade Batista do Caminho, em Brusque/SC, e, juntamente com a Igreja Batista de Capoeiras, organizou a Primeira Igreja Batista Eldorado em Palhoça/SC. 

 Atualmente, conta com cerca de 800 membros e mais um grupo de 400 frequentadores. Seu foco principal é a formação do caráter da pessoa de acordo com os princípios bíblicos por meio do discipulado. Na área social, além de diversas ações próprias, também auxiliou na implantação do Núcleo de Assistência Social Evangélico Vida, o Núcleo Vida, que atua na área social. Auxiliou instituições como a Creche Vinde a Mim as Criancinhas, em São José/SC, e  a Clínica Belvedere em Florianópolis .  

Na área espiritual, proporciona aconselhamentos bíblicos e psicológicos individuais, bem como, estudos bíblicos em grupos de discipulado, treinamento de líderes, educação bíblica para crianças, cursos de educação de filhos e de casamento, além de atividades específicas que alcançam desde as crianças até a terceira idade. Promove também integração entre seus membros em congressos, conferências e cultos.

 

É importante ressaltar que, buscando responder de forma adequada e com excelência aos desafios impostos pela visão da igreja, os membros decidiram construir na parte de traz do terreno pertencente a PIB uma edificação de 7 andares comportando salas de aula, salas da administração, gabinetes pastorais, o escritório do Núcleo Vida, auditório, cantina e quadra de esportes os quais, juntamente com o prédio destinado às celebrações e cultos, formam o CTD - Centro de Treinamento para o Discipulado.